Livro sobre relação médico-doente pretende “valorizar as relações humanas”

O livro “A relação médico-doente: um contributo da Ordem dos Médicos” foi apresentado, no dia 25 de novembro, no auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa. A sessão contou com um momento musical pela Companhia do Teatro São Carlos que apresentou composições inspiradas em temas médicos e/ou de alguma forma alusivos à relação médico-doente.

José Poças – um dos grandes impulsionadores e coordenadores do projeto – esclareceu que o objetivo do livro é “a defesa intransigente da relação médico-doente”, ao mesmo tempo em que indagou filosoficamente sobre uma eterna questão: a medicina é arte ou ciência? “É arte no modo de relacionamento. É ciência em quase tudo o resto”, afirmou.

O sociólogo António Barreto procedeu à apresentação da obra e reconheceu desde logo que “não há nenhuma relação profissional como esta”. “No fim do dia, no essencial, no insubstituível, está a relação médico-doente”, considerou, apontando a saúde como a melhor conquista do Estado democrático, a seguir à liberdade.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, agradeceu a todos os autores, enalteceu a apresentação “brilhante” de António Barreto e sublinhou o trabalho “incansável” de José Poças. Miguel Guimarães não tem dúvidas de que “uma medicina personalizada tem que ser centrada na pessoa e ter espaço para a empatia e a compaixão”. O objetivo do livro é também “valorizar as relações humanas” ao reconhecer a interação médico-doente como património. Por fim, Miguel Guimarães comentou que as tecnologias podem ser aliadas, mas não devem ocupar o espaço dos médicos: “devem ser integradas a nosso favor e nunca contra nós”.

Veja fotografias na página de Facebook da Ordem dos Médicos

Leia o discurso completo de José Poças

Leia o discurso completo de António Barreto

Apresentação em Setúbal

Em Setúbal, a apresentação do livro “A relação médico-doente: um contributo da Ordem dos Médicos” ocorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal da cidade, no dia 17 de fevereiro. A apresentação da obra esteve a cargo de Viriato Soromenho Marques, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Viriato Soromenho Marques vincou que a percentagem do PIB que Portugal dedica à saúde está ainda muito abaixo do desejável, mesmo quando comparada com outros países. Sobre a relação médico-doente, destacou as características que a tornam única e num verdadeiro “património da humanidade”. Nas guerras, os “soldados em agonia gritam por três entidades: pela mãe, por Deus e pelos médicos”, lembrou.

Na mesa e a intervir estiveram a presidente da câmara, Maria das Dores Meira, o presidente da sub-região de Setúbal da Ordem dos Médicos, Daniel Travancinha, a editora Ana Albuquerque e o coordenador do livro, José Poças. O bastonário da Ordem dos Médicos e autor no livro, Miguel Guimarães, esteve também presente na sessão saudando todos os intervenientes e agradecendo o empenho em dar a conhecer ao público este grande contributo da instituição para a relação médico-doente.

Leia o discurso completo de José Poças