Linhares Furtado homenageado – 50 anos do primeiro transplante de rim com dador vivo

Realizou-se no dia 20 de julho uma homenagem ao professor Linhares Furtado, organizada pela Sociedade Portuguesa de Transplantação, com a colaboração do Centro Hospital e Universitário de Coimbra (CHUC), que serviu também para assinalar os 50 anos do primeiro transplante de rim com dador vivo, feito pelo próprio. A sessão aconteceu no Convento de São Francisco em Coimbra e contou com a presença de entidades oficiais, colegas, doentes e outros admiradores do percurso profissional do homenageado.

O pioneiro da transplantação em Portugal manifestou-se muito grato por todas as palavras – algumas que considerou até exageradas no elogio – e pediu licença para “pegar na homenagem e a transplantar para uma celebração máxima do heroísmo”, o do dador vivo de órgãos.

Os intervenientes que discursaram nesta homenagem incluíram antigos colegas e os seus “discípulos”, como Alfredo Mota, antigo diretor do Serviço de Urologia e Transplantação do CHUC, ou Arnaldo Figueiredo, atual responsável do serviço. Alfredo Mota destacou o “homem de ouro” em áreas como educação, ética e cidadania, mas sobretudo “como médico e universitário”, já Arnaldo Figueiredo acrescentou pormenores menos conhecidos, tais como o seu gosto musical e o talento para a pintura.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, marcou presença e destacou este marco da Medicina portuguesa que, para si, tem um “simbolismo especial”, pela sua experiência pessoal e profissional como urologista. “Linhares Furtado arriscou e com o risco que correu fez com que a Medicina e a Ciência avançassem”, afirmou o bastonário.

Associam-se a esta Homenagem: A Universidade de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Hospital da Universidade, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Instituto Português do Sangue e Transplantação, a Sociedade Portuguesa de Transplantação, a Ordem dos Médicos, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, a associação Hepaturix e o Centro Cirúrgico de Coimbra.