Juramentos de Hipócrates: Covilhã, Lisboa, Porto, Braga e Coimbra

O Juramento de Hipócrates é uma tradição solene que marca a entrega das cédulas profissionais aos novos médicos que juram respeitar a dignidade do doente e a vida humana. Este ano as sessões tiveram (e irão ter) lugar na Covilhã (dia 22), em Lisboa (dia 23), no Porto (dia 24), em Braga (dia 28) e em Coimbra (dia 7 de dezembro).

Covilhã

O auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior encheu-se de novos médicos, e das respetivas famílias, para a cerimónia de Juramento de Hipócrates. Foi a segunda vez que a sessão solene se realizou na Covilhã, marcando, este ano, o início da carreira de 140 médicos. Miguel Guimarães deixou-lhes uma mensagem de boas-vindas otimista, ainda que ciente dos grandes desafios vindouros, salientando que “ser médico é um privilégio enorme”, porque além de lidar com a vida humana, “permite ajudar efetivamente as pessoas”. Carlos Cortes lançou três desafios aos jovens: o do inconformismo no combate às más políticas de saúde, o da humanização “não deixem a burocracia intrometer-se entre vós e o vosso doente” e o da esperança, “porque os médicos são verdadeiros portadores” da mesma.

Lisboa

Foi com a Aula Magna da Universidade de Lisboa repleta de pessoas e de emoções que o bastonário da Ordem dos Médicos deu as boas-vindas aos novos colegas e às famílias que os acompanharam. No dia em que 450 jovens fizeram o Juramento de Hipócrates, Miguel Guimarães transmitiu aos recém-chegados que ser médico é a “profissão mais complexa, mais desafiante, mas também mais bonita que existe”, mas alertou também que as atuais condições não são fáceis e vão exigir muita resiliência. Alexandre Valentim Lourenço, presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, apelou a que os novos médicos não deixem de participar no coletivo e que não percam os valores da medicina humanista. Por seu lado, o Presidente da República, que recordou a sua própria experiência pessoal enquanto doente do SNS, destacou ter a certeza de que “há um amplo consenso nacional” sobre o serviço público de saúde, corroborando que é preciso reconhecer o valor dos seus profissionais. Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a qualidade dos nossos médicos, agradecendo em nome de Portugal e dos portugueses tudo o que têm feito pelo país e pelo serviço público de saúde.

Porto

Cerca de 500 jovens médicos fizeram o tradicional Juramento de Hipócrates no Coliseu do Porto. O bastonário, Miguel Guimarães, e o presidente da Secção Regional do Norte, António Araújo, foram os anfitriões da tarde.

Braga

Dia 28, às 18h.

Coimbra

Dia 7 de dezembro, às 15h.