Juramento de Hipócrates 2023 na Região Norte

Na sexta-feira, 1 de dezembro, realizou-se a cerimónia do Juramento de Hipócrates 2023, em Braga, no Altice Forum Braga, onde foram recebidos na profissão 292 novos médicos que concluíram no último ano a sua formação pré-graduada. Presentes a acolher os recém-chegados estiveram o Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, o Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Eurico Castro Alves, e do Presidente do Conselho Sub-Regional de Braga, Luís Basto. Neste dia foi entregue o “Prémio Banco Carregosa/SRNOM”, criado para estimular e premiar os melhores trabalhos e projetos nacionais na área da investigação clínica. O Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, salientou que “o carater de inovação deste Prémio está bem patente no projeto vencedor desta edição, com a contribuição da inteligência artificial, integrando tecnologias avançadas à investigação, num compromisso com a evolução e o  aprimoramento da medicina”. O vencedor desta edição foi o docente e investigador Miguel Mascarenhas, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A Cerimónia do Juramento de Hipócrates do Porto realizou-se no dia 03/12 no Super Bock Arena e contou com a presença do Bastonário da Ordem dos Médicos, do Presidente do Conselho Regional do Norte e da Dalila Veiga, Presidente da Sub-Região do Porto que dirigiram palavras de incentivo e motivação aos novos colegas, sempre realçando o valor e importância de uma formação com qualidade ao longo de todo o percurso profissional de um médico.

“Bem-vindos à mais bela e nobre profissão do Mundo: Ser Médico. Este é um dia muito especial nas vossas vidas: o dia em que solenemente vão jurar consagrar as vossas vidas ao Serviço da Humanidade. Representa não o fim de uma etapa, mas sim a continuidade de um caminho que iniciaram quando ingressaram no Curso de Medicina. Mas ser médico é um percurso contínuo e sempre inacabado de aprendizagem técnica e científica, mas acima de tudo humana. Exercer a arte da Medicina é em si mesmo o expoente máximo da Humanidade e do Humanismo enquanto Zeladores da e pela Vida. A Arte de Curar e Cuidar, Saber Escutar, Aliviar a Dor ou Sofrimento, Dar Esperança”, foi com estas palavras plenas de emoção e orgulho na profissão abraçada, que a presidente da Sub-Região do Porto acolheu os colegas mais novos. Dalila Veiga, que também preside ao Conselho Nacional da Pós Graduação da Ordem dos Médicos não podia deixar de defender como “fator decisivo” do percurso de qualquer médico, “a qualidade e excelência da formação médica”, como parte de um binómio completo com a dimensão da qualidade em Cuidados de Saúde numa relação que bem definiu como “causa-efeito”. Uma evidência que, lamentou, não parecer ser “suficiente para travar o poder político ou interesses economicistas de avançarem com políticas de massificação indiscriminada da formação de médicos”. Num país em que “ser médico é cada vez menos atrativo”, Dalila Veiga instou ao reconhecimento do médico como verdadeiro “gestor do doente” e garantiu que “os médicos ainda estão dispostos a ‘continuar a vestir a camisola pelo SNS'” mas que tem que existir “vontade política para criar as condições para os médicos
(dos mais novos aos velhos) o continuem a fazer”. E, porque a Ordem é o conjunto de todos os médicos, aos recém-chegados à profissão declarou: “A Ordem conta convosco. Podem igualmente contar com a Ordem dos Médicos! Porque a Ordem somos todos nós”, concluiu a Presidente da Sub-Região do Porto da Ordem dos Médicos.