Investir em saúde não é “atirar água para a areia”
Partilhar
O Bastonário da Ordem dos Médicos participou na sessão de abertura da Convenção Nacional da Saúde. "Deixo-vos uma convicção: investir em saúde não é “atirar água para a areia”, mas reduzir a saúde a uma simples rubrica de despesa é um erro grave" e "investir em saúde é investir na produtividade e na coesão social, prevenir a doença e prolongar a vida ativa", afirmou Carlos Cortes. O evento teve lugar no CCB em Lisboa onde foi apresentado o Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde (RADIS) que reúne informação rigorosa, expõe resultados com clareza e coloca a transparência e a literacia em saúde no centro da decisão. “É isso que o país precisa: ver, comparar, discutir, aprender e melhorar com base em dados e não apenas em perceções ou nas ondas mediáticas do momento” disse o Bastonário.
Internato Médico 2025: Vagas não preenchidas expõem crise estrutural nas especialidades fundamentais do SNS
Os dados do Concurso do Internato Médico de 2025 revelam um agravamento de vagas não preenchidas em especialidades essenciais do Serviço Nacional de Saúde.
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.