O Governo vai cortar mais de 200 milhões em despesa com medicamentos e material de consumo clínico e hospitalar, segundo o Orçamento do Estado para 2026, que antevê uma redução de 136 milhões nos bens e serviços. Tendo em consideração estes cortes no Serviço Nacional de Saúde, o Bastonário Carlos Cortes considera que "2026 trará ainda maiores dificuldades". O dirigente explica aquela que onsidera ser uma "realidade simples": "menos dinheiro disponível significará menos cuidados, numa altura em que o sistema já se encontra com enormes dificuldades". Na situação de subfinanciamento que o SNS atravessa, o novo panorama orçamental indica que os cuidados de saúde vão ficar ainda mais comprometidos. Segundo o representante máximo dos médicos, "o verdadeiro salto pode estar na transformação digital do SNS, com um processo único de saúde eletrónico, plataformas interoperáveis e telemedicina, que pode reduzir desperdícios, evitar duplicações e encurtar listas de espera". A inteligência artificial também pode vir a ser uma grande ajuda na gestão e em processos administrativos e nos cuidados, processamentos de triagem e diagnóstico, se aplicada de maneira responsável, ética e supervisionada possibilitando que os médicos se foquem no insubstituível, ou seja na relação médico-doente.
“Manual de Risco Vascular” um guia prático sobre a saúde do coração
Já à venda nas livrarias, o lançamento oficial do “Manual de Risco Vascular” está agendado para dia 31 de outubro no XXXIII Congresso de Aterosclerose.
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.