O médico internista Álvaro Carvalho apresentou o seu mais recente livro “Médico – Radiografia de Corpo Inteiro” no Centro Paroquial do Estoril dia 19 de outubro, numa sessão que contou com a presença de vários colegas, da Ministra da Saúde e do Presidente da Câmara Municipal de Penamacor. De notar que o município de Penamocor tem um protocolo com a Fundação Álvaro Carvalho, criada pelo próprio, que promove, junto de cidadãos que se preocupam com questões sociais e culturais de Portugal, aspetos relacionados com o acesso aos cuidados de saúde, permitindo aos utentes do concelho cirurgias e consultas grátis em algumas áreas como cardiologia ou oftalmologia. Já publicou vários livros, sendo este o seu nono, revelando o seu interesse em partilhar experiências verdadeiras, testemunhos e perspetivas sociais da medicina, entre outros temas relevantes. O seu novo livro, de cariz autobiográfico, traça o seu percurso académico e profissional, refletindo as suas opções sociais e culturais na abordagem a uma saúde mais disponível a todos. Imbuído por um grande sentido de solidariedade grande parte da sua vida foi dedicada a ajudar o outro, numa postura de humanismo e procura de uma evolução equilibrada da medicina, pois considera que a falta de humanismo “leva a que os doentes sejam vistos por vários especialistas que acabam por ter de olhar mais para o computador do que para a pessoa”.
Internato Médico 2025: Vagas não preenchidas expõem crise estrutural nas especialidades fundamentais do SNS
Os dados do Concurso do Internato Médico de 2025 revelam um agravamento de vagas não preenchidas em especialidades essenciais do Serviço Nacional de Saúde.
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.