Inquérito – Burnout internos – respostas até final de agosto 2023

É sabido que as situações de stress e de desgaste profissional são extremamente prevalentes em profissões ligadas aos cuidados de saúde. Em Portugal, antes da pandemia COVID-19, 47,8% dos profissionais de saúde apresentavam níveis de burnout elevados. É de noção empírica que os médicos internos do país apresentam um risco particularmente elevado de desenvolvimento desta síndrome. Não existem, contudo, dados acerca do fenómeno de burnout entre os médicos internos portugueses.

Como tal, e tendo em vista a caracterização deste fenómeno, o Conselho Nacional do Médico Interno da Ordem dos Médicos, em articulação com 2 colegas internos de formação especializada em Psiquiatria, desenvolveu um questionário que demora cerca de 10 a 15 minutos no preenchimento para o qual se pede a colaboração de todos os médicos internos. Os que vierem a ser apurados permitirão melhor caracterizar a realidade laboral do dia a dia dos médicos internos do nosso país e delinear estratégias que possam reduzir a incidência de burnout.

Toda a informação recolhida é anónima e confidencial, sendo que o acesso e tratamento dos dados anonimizados será feito exclusivamente no contexto do estudo.

O inquérito pode ser respondido até o final do mês de agosto em https://ordemdosmedicos.pt/inquerito/inquerito.php

A participação de todos é fundamental. Qualquer dúvida pode ser enviada para: cnmi@ordemdosmedicos.pt