Inibidor da bomba de protões (IBP) a doentes assintomáticos

Recomendação

Escolha não prescrever inibidor da bomba de protões (IBP) a doentes assintomáticos, sem lesões na endoscopia digestiva alta (erosões/úlceras) mas com biopsias a mostrar gastrite crónica sem infeção Helicobacter pylori.

Justificação

A gastrite crónica é um diagnóstico histológico que pode estar presente mesmo na ausência de alterações endoscópicas e de sintomas (a correlação entre a clínica e o diagnóstico histológico é baixa). Nesta situação, o IBP não trata a gastrite crónica, e ao contrário da crença, não protege o estômago, podendo mesmo contribuir para o desenvolvimento de atrofia gástrica.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Deprescribing proton pump inhibitors. Farrell B et al. Can Fam Physician. 2017 May; 63(5): 354-364
  • Influence of proton pump inhibitors on gastritis diagnosis and pathologic gastric changes. Nasser SC et al. World J Gastroenterol. 2015 Apr 21; 21(15):4599-4606

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos