Inaladores de manutenção em doentes estáveis com suspeita de DPOC sem confirmação de obstrução por espirometria

Recomendação

Escolha não iniciar inaladores de manutenção em doentes estáveis com suspeita de DPOC se estes não apresentarem confirmação de obstrução por espirometria.

Justificação

O diagnóstico de DPOC deve ser considerado em qualquer doente com dispneia, tosse e/ou expetoração e com história de exposição a fatores de risco. No entanto, nem todos os doentes com estes sintomas têm DPOC, sendo necessária uma espirometria com demonstração de obstrução que persiste apesar de broncodilatação para estabelecer o diagnóstico de DPOC (FEV1/FVC < 0,7). A introdução de inaladores de manutenção sem objetivação do diagnóstico em doentes estáveis leva a que estes sejam tratados desnecessariamente, por não apresentarem a doença. Por outro lado, expõe o doente ao risco de efeitos secundários e pode atrasar o diagnóstico correto.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD). GOLD 2017 Global Strategy for the Diagnosis, Management and Prevention of COPD [Internet]. 2017 [cited 2017 May 5].
  • Qaseem A, et al. Diagnosis and management of stable chronic obstructive pulmonary disease: a clinical practice guideline update from the American College of Physicians, American College of Chest Physicians, American Thoracic Society, and European Respiratory Society. Ann Intern Med. 2011 Aug 2;155(3):179-91. PMID: 21810710.
  • United States of America Department of Veterans Affairs and the Department of Defense. VA/DoD Clinical Practice Guideline for the Management of Chronic Obstructive Pulmonary Disease [Internet]. 2014 Dec [cited 2017 May 5].

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Pneumologia da Ordem dos Médicos