+351 21 842 71 00

Pedro Marques da Silva(1958-2020)

    Homenagem

    Pedro Marques da Silva foi consultor de Medicina Interna, coordenador do Núcleo de Investigação Arterial e responsável da Medicina de Ambulatório e da Consulta de Hipertensão Arterial e Dislipidemias da Unidade Medicina IV do Hospital de Santa Marta, Lisboa (coordenador: Dr. Mário Santos), Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE.

    Especialista de Farmacologia Clínica (OM) e de Hipertensão Clínica (European Society of Hypertension). Competência em Geriatria da Ordem dos Médicos. Coordenador do Núcleo de Estudos de Risco e Prevenção Cardiovascular da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Vogal Médico da Direção da Fundação Portuguesa de Cardiologia e membro da Comissão de Ética e do Conselho Científico do programa “Coração Saudável”.

    Research Fellow na Vascular Physiology Unit do Hospital for Sick Children (Londres), com J. Deanfield (1996), e Médico Assistente no Servicio de Endocrinología Y Nutrición do Hospital Clínico Universitario de Valencia, com Rafael Carmena (1998). Consultor de Farmacologia Clínica da Direção-Geral de Saúde (DGS).

    Representante da Ordem dos Médicos na Thematic Federation of Hypertension da Union Européenne des Médecins Spécialistes (UEMS). Assistente Convidado de Medicina Interna (Prof. Dr. A. Sousa Guerreiro), NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

    Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia.

    Anterior Presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e anterior Vice-Presidente da Sociedad Iberolatinoamericana de Aterosclerosis.

     

    Quem foi este Médico?

    Tive a honra e satisfação de conhecer este ilustre colega em 1987, quando iniciei o Internato Complementar de Medicina Interna no Hospital de Santo António dos Capuchos (englobado nos antigos “ Hospitais Civis de Lisboa “).

    Teve uma carreira fulgurante como internista e investigador no Hospital de Santa Marta  tendo sido palestrante, presidente e/ou  moderador de centenas de Congressos Médicos.

    Aprendemos todos muito com ele pois,  para além do conhecimento médico de excelência tinha o “dom da palavra”, deliciando todos quantos o ouviam pelo entusiasmo e brilhantismo com que falava sobre qualquer tema da medicina.

    Mas, para além de Médico e Investigador era também escritor, homem amante da Cultura, Literatura, Musica e todas as formas de ARTE, nas quais se integrava a prática clínica e a investigação.

    Acima de tudo era um AMIGO extraordinário, que não esquecia os outros  e estava sempre pronto a ajudar e a dar a mão aos colegas, quando necessário, sem ninguém lhe pedir…
    A doença atingiu-o de forma explosiva e altamente agressiva, na fase média da vida, mas apesar de todos os problemas, lutou sempre de forma hercúlea contra esse “inimigo “tão complexo e devastador,  e manteve-se sempre activo, sendo a Medicina e a confraternização com colegas e amigos a melhor terapêutica na fase final da sua vida…sic”.

    A Medicina Portuguesa ficou mais pobre com a sua partida , mas o Pedro deixou a  sua marca e ficou na memória de muitos colegas que com ele privaram e aprenderam.

    Para mim ficou um “ vazio “muito difícil de preencher…

    Parafraseando algumas palavras:

    “Num deserto sem água

    Numa noite sem lua

    Num país sem nome

    Por maior que seja o desespero

    Nenhuma ausência é mais funda do que a tua.”

    (Sophia de Mello Breyner Anderson)

    Até SEMPRE nesse  Mundo para onde partiste,

     

    Ana Ribeiro da Cunha

    Datas

    Nome completo: MANUEL PEDRO MARQUES DA SILVA
    Nome Clinico: PEDRO MARQUES DA SILVA
    Cédula: 26102
    Naturalidade: LISBOA
    Data nascimento: 12/01/1958
    Data de inscrição na OM: 18/11/1982
    Data de formatura: 28/09/1982
    Faculdade: UNIVERSIDADE DE LISBOA
    Especialidade: MEDICINA INTERNA; FARMACOLOGIA CLÍNICA

    Data de falecimento:  11/01/2020

    Author Info