+351 21 842 71 00

António Eduardo Mourão de Oliveira Soares(1944-2017)

    Homenagem

    O António, dos colegas mais geniais do meu curso, partiu pondo fim ao seu sofrimento.
    Era um homem de grande cultura, não  como os que habitualmente se julgam por serem coleccionadores de informações, não: era um homem que articulava os conhecimentos e a variedade deles, com crítica. O centro da sua vida era a inteligência, à volta do que faziam sentido a música, o desenho, a escrita, a medicina como arte.
    A doença foi-o perseguindo desde jovem e tal facilitou-lhe a leitura nos períodos de isolamento. O seu sentido  de grande humor, a crítica acutilante da mediocridade, fez dele um grande amigo, que só as contingências da vida nos separaram mais tarde. Recordo com muita saudade, mas também com a felicidade do grande convívio durante a Faculdade.
    Raramente encontramos um homem tão arguto e sensível, que foi um intranquilo criador  de modernidades, para estímulo gratuito dos jovens. Assim criou a Arte Contempo, para exposição sem encargos, dos jovens artistas plásticos, com cerca de 70 associados e a que esteve ligado Bartolomeu Cid. Conviveu muito com Almada Negreiros.
    Ele foi o principal autor dos textos da revista da nossa récita de curso, dos textos adaptados para  músicas hilariantes, entre as quais extractos de óperas que o Fernando Rosa cantou também com a sua excelente voz.
    Foi um exemplo de juventude permanente, de desassossegado criador de novidades. A sua humanidade com os doentes era associada a uma grande maturidade clínica.
    Aqui fica o meu testemunho sobre um dos homens que mais me sensibilizou e de quem fui grande amigo.

    Francisco Crespo

    Datas

    Nome completo: António Eduardo Mourão de Oliveira Soares
    Nome clínico: Oliveira Soares
    Cédula profissional: 11949
    Especialidade: Medicina Interna
    Data de nascimento: 9 de Fevereiro de 1944
    Natural de Évora
    Data de Inscrição na OM: 13/01/1970
    Data de Formatura: 31/12/1969
    Faculdade: Universidade de Lisboa
    Data de falecimento: 3 de Dezembro de 2017.

    Author Info