Hemogramas em série em doentes clinicamente estáveis

Recomendação

Escolha não realizar hemogramas em série em doentes clinicamente estáveis.

Justificação

A transfusão de glóbulos vermelhos ou plaquetas deve basear-se no primeiro valor laboratorial do dia, a menos que o doente apresente hemorragia ativa ou instabilidade hemodinâmica. Múltiplas colheitas de sangue diárias para reavaliar se um parâmetro hematológico ultrapassou o limiar de transfusão (ou colheitas de sangue desnecessárias para outros testes laboratoriais) podem levar a excessiva flebotomia e transfusões desnecessárias.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Napolitano LM, Kurek S, Luchette FA, Corwin HL, Barie PS, Tisherman SA, Hebert PC, Anderson GL, Bard MR, Bromberg W, Chiu WC, Cipolle MD, Clancy KD, Diebel L, Hoff WS, Hughes KM, Munshi I, Nayduch D, Sandhu R, Yelon JA; American College of Critical Care Medicine of the Society of Critical Care Medicine; Eastern Association for the Surgery of Trauma Practice Management Workgroup. Clinical practice guideline: red blood cell transfusion in adult trauma and critical care. Crit Care Med. 2009 Dec;37(12):3124–57.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Imuno-hemoterapia da Ordem dos Médicos