Gabinete da Ordem dos Médicos apoia missão humanitária na Polónia

O Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos (GAHOM), criado no início deste mês pelo bastonário, enviou no dia 15 de março, uma comitiva de quatro elementos médicos para a cidade polaca de Cracóvia. A missão humanitária destes médicos dará apoio a uma iniciativa organizada pela sociedade civil, com o nome “Missão Ucrânia”, que está a atuar na Polónia com o objetivo de acolher cerca de 400 refugiados em Portugal. Este “comboio” humanitário saiu de Portugal no dia 13 de março e tem o apoio da União das Misericórdias Portuguesas no que diz respeito ao acolhimento posterior dos refugiados.

Dos quatro elementos que compõem a equipa da Ordem dos Médicos, três têm uma vasta experiência prévia em missões humanitárias, inclusivamente em cenários de guerra. O quarto elemento é uma médica ucraniana que exerce em Portugal e que será vital para facilitar a comunicação entre os profissionais e os cidadãos ucranianos.

O bastonário da Ordem dos Médicos esclarece que o trabalho destes médicos será, sobretudo, “de triagem no terreno, organização e produção de registos clínicos essenciais e de acompanhamento ao longo de todo o percurso para Portugal”. Miguel Guimarães enaltece ainda o espírito solidário e humanista da sociedade civil que, considera, “continua a ser decisivo em momentos de crise”. “Este contributo da OM é impulsionado por profissionais de excelência que não hesitam em ajudar e em colocar o seu conhecimento ao serviço da humanidade”.

Para o Gabinete de Apoio Humanitário da OM, a coordenação e a organização logística são as principais formas de conseguir ajudar efetivamente. Será feito o assessment das condições encontradas no terreno, compreendendo a dinâmica do processo para que todas as informações sejam fidedignas e ajudem futuras intervenções humanitárias. Serão também testadas fichas clínicas para refugiados, devidamente traduzidas, para possibilitar a integração dos dados com o Serviço Nacional de Saúde. O GAHOM já encetou contactos com o Ministério da Saúde para que os médicos que irão em missão possam ter dispensa provisória nos serviços onde exercem. Todos os quatro elementos têm atividade no Serviço Nacional de Saúde.

A Cruz Vermelha Portuguesa vai disponibilizar para esta deslocação material médico e malas de primeiros socorros. O regresso deste “comboio” humanitário está marcado para dia 19 de março.

Esta primeira missão é apenas uma das várias intervenções deste gabinete da Ordem dos Médicos que está também a facilitar a receção dos refugiados no nosso país, nomeadamente colocando-os em contacto com os médicos ucranianos que exercem em Portugal.

Lisboa, 15 de março de 2022