Formação médica especializada 2021: alteração das datas de realização das provas de avaliação final

No dia 7 de Janeiro de 2021, foi publicada a Portaria nº 9-A/2021, que veio finalmente regulamentar a alteração das datas de realização das provas de avaliação final da formação médica especializada de 2021. A Ordem dos Médicos congratula-se por ver finalmente definido o adiamento da época de avaliação final, permitindo assim que os médicos internos possam compensar períodos de estágios formativos cujos objetivos não puderam ser adequadamente cumpridos, atendendo ao papel relevante e crucial destes médicos na resposta do Serviço Nacional de Saúde à pandemia SARS-COV2.

Durante estes meses, foram múltiplos os esforços encetados pela Ordem no sentido de solicitar o adiamento agora publicado. Pese embora a proposta inicial da Ordem consagrasse datas que visavam um maior adiamento da época de avaliação com vista a proporcionar um período mais alargado de compensação de estágios, saudamos a importância da publicação da presente portaria tendo em conta a absoluta premência em definir as datas da época de avaliação, apesar de lamentarmos a impossibilidade manifestada pela tutela em considerar um maior adiamento.

Aproveitamos o ensejo para reiterar o nosso compromisso no cumprimento dos prazos agora publicados, esperando que o mesmo suceda com as informações que, de harmonia com a legislação, devem ser submetidas à Ordem dos Médicos pela ACSS e Conselho Nacional do Internato Médico, para que possamos cumprir as funções que nos são atribuídas na nomeação dos júris da avaliação final.

Terminamos com uma palavra de enorme reconhecimento ao papel de todos os médicos na resposta do Serviço Nacional de Saúde neste período tão difícil que atravessamos, nomeadamente aos mais jovens que agora se encontram na fase final da sua formação especializada. O vosso esforço e dedicação honram a nobreza do exercício da Medicina e, certamente, não será esquecido na história da Saúde em Portugal.

O Bastonário da Ordem dos Médicos,
Dr. Miguel Guimarães