Defender a qualidade: é preciso celeridade e eficácia

O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, tem reunido com vários Colégios da Especialidade, Conselhos Consultivos e sociedades científicas, com quem tem trocado ideias. O objetivo é aprofundar o conhecimento de alguns dos dossiers mais relevantes para a Ordem, para os médicos, para a qualidade da medicina e, consequentemente, para os doentes e a sociedade em geral. Nestas rondas de reuniões, que irão continuar para poderem chegar a outras especialidades e áreas de intervenção, o bastonário juntou o Conselho Nacional do Médico Interno e o Conselho Nacional da Pós-Graduação. Neste encontro conjunto, o bastonário da OM deixou claro que partilha da preocupação em face das entropias que se verificam, por exemplo, nos processos de aprovação dos programas de formação: Carlos Cortes quer celeridade e eficácia pois, com os atrasos das estruturas do Ministério da Saúde, o que está a acontecer é que existem programas de formação que quando são publicados em Diário da República já estão desatualizados, lamentou. Neste contexto assumiu o compromisso de pugnar pela qualidade da formação e da medicina, assim como pelo respeito merecido aos médicos, nomeadamente aos médicos internos, pedra angular do SNS, sem os quais o Serviço Nacional de Saúde entraria em colapso.