Exames auxiliares de diagnóstico a solicitar na avaliação pré-operatória

Recomendação

Escolha os exames auxiliares de diagnóstico a solicitar na avaliação pré-operatória, tendo em conta a história clínica, exame físico e o procedimento proposto.

Justificação

A seleção e temporização dos exames auxiliares de diagnóstico pré-operatórios devem ser baseadas nos dados colhidos na história clínica, exame físico, registos médicos e no procedimento cirúrgico a realizar.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Norma 029/2013.Avaliação Pré-Anestésica Para Procedimentos Eletivos, (31/12/2013 atualizada a 24/04/2015). Direção Geral de Saúde.
  • De Hert S, Staender S, Fritsch G, Hinkelbein J, Afshari A, Bettelli G, et al. Pre-operative evaluation of adults undergoing elective noncardiac surgery: Updated guideline from the European Society of Anaesthesiology. European Journal of Anaesthesiology (EJA). 2018;35(6):407-65.
  • Dobson G, Chong M, Chow L, Flexman A, Kurrek M, Laflamme C, et al. Guidelines to the Practice of Anesthesia – Revised Edition 2018. Canadian journal of anaesthesia = Journal canadien d’anesthesie. 2018;65(1):76-104.
  • Routine preoperative tests for elective surgery. BJU International. 2018;121(1):12-6.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Anestesiologia da Ordem dos Médicos