A Unidade de Farmacovigilância do Algarve e Baixo Alentejo (UFALBA) coordenada pela Direção de Gestão do Risco de Medicamentos (DGRM) da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P. (INFARMED, I. P.) está a conduzir um estudo de
segurança pós-autorização com o objetivo de avaliar a efetividade dos materiais educacionais (ME) relativamente ao uso de retinoides orais (isotretinoína e acitretina) fornecidos aos profissionais de saúde e utentes.
Este estudo tem como objetivo principal avaliar a efetividade dos materiais educacionais desenvolvidos no âmbito das medidas de minimização de risco adicionais associadas ao uso de medicamentos retinoides orais por mulheres grávidas e mulheres em idade fértil. Pretende-se também avaliar o conhecimento dos profissionais de saúde (médicos e farmacêuticos) e doentes sobre os riscos e medidas de segurança associados ao uso de retinoides orais, a adesão às medidas de segurança estabelecidas nos materiais educacionais dos retinoides orais e a acessibilidade dos profissionais de saúde e doentes aos materiais educacionais disponíveis para os retinoides orais.
A participação neste estudo é voluntária e envolverá o preenchimento de um questionário on-line, que deve demorar em média 15 minutos. O questionário destina-se à Classe Profissional Médica, em particular aos médicos das especialidades de Medicina Geral e Familiar, Dermato-Venerologia e Ginecologia/Obstetrícia e que tenham prescrito pelo menos uma embalagem de retinoides orais nos últimos 12 meses a mulheres em idade fértil.
Para aceder ao questionário do Estudo clique aqui: https://forms.office.com/r/eDHUXQD7ee