+351 21 151 71 00

Especialista em comunicação em Saúde enaltece programa da OM por promover escolhas baseadas na evidência

O Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde é um programa desenvolvido pela Ordem dos Médicos através do seu Conselho Nacional para a Formação Profissional Contínua, sob coordenação de António Vaz Carneiro, que promove escolhas criteriosas em saúde, baseadas na melhor evidência científica disponível. Numa entrevista ao TVI24, a professora convidada e investigadora em comunicação em Saúde Pública no IMPSP, FMUL, perita em comunicação de informação em ciências da saúde, Isabel de Santiago, enalteceu este programa da Ordem dos Médicos pela disponibilização de recomendações científicas de qualidade.

Isabel de Santiago falava no sábado 19 de setembro ao jornal das 17h da TVI 24 sobre a necessidade de descodificar e simplificar a comunicação em Saúde Pública, realçando as diferenças que existem (e devem existir) na comunicação consoante, por exemplo, a faixa etária do público alvo: “comunicar com jovens não é o mesmo que comunicar com professores catedráticos ou com professores do ensino secundário”. Especificamente nas faixas etárias mais baixas em que, como referiu a especialista, existe uma “linguagem uníssona”, “se queremos chegar aos jovens temos que mobilizá-los e para isso é preciso dominar a sua linguagem”. Enaltecendo as frequentes intervenções de Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, no que se refere à divulgação da importância de uma boa comunicação em saúde no combate à pandemia, Isabel de Santiago alertou que não podemos nos limitar, por exemplo, a falar de uma “etiqueta respiratória” sem que consigamos transmitir em que consiste essa “etiqueta”. “A comunicação está a falhar”, refere, perentória.

Os números estão a aumentar e “vai haver um cruzamento terrível” com a gripe sazonal, alertou, frisando estar a citar os artigos científicos dos peritos que tem acompanhado pois é manifestamente contra basearmos opiniões em Saúde Pública nos números políticos. “Temos que apresentar evidência científica”, defendeu a especialista em comunicação em saúde, sugerindo que se recorra a fontes fidedignas, exemplificando com o programa promovido pela Ordem dos Médicos e convidando à consulta do respetivo site: clicando em Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde podem ser consultadas dezenas de recomendações em saúde, divididas por especialidade, e sempre com a devida fundamentação em ampla evidência cientifica.

Esta entrevista na TVI24 pode ser vista aqui (a partir do minuto 14:09):
https://tviplayer.iol.pt/programa/noticias/53c6b3613004dc006243c401/video/5f6640d60cf24a36a36a068a