+351 21 842 71 00

Endocrinologia e Nutrição – Mensagem de Boas Vindas

O Colégio de Especialidade de Endocrinologia e Nutrição tem como objetivo principal contribuir para o prestígio ético da especialidade. A evolução do conhecimento tem permitido a sua diferenciação em diversas áreas e especialidades. Esta especialidade nasceu dessa diferenciação e tem como função primordial o estudo da regulação concertada de todos os sistemas e órgãos, desde a reprodução até ao envelhecimento, e das doenças que a afetam. O exercício da endocrinologia abrange o ambulatório, o internamento e a urgência. A investigação científica, clínica e básica, e a atividade académica fazem igualmente parte do exercício da especialidade.

O Colégio de Endocrinologia e Nutrição é um órgão consultivo do Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos, que tem como principais funções definir programas de formação, atribuir idoneidades formativas dos serviços, avaliar as capacidades formativas dos serviços, elaborar pareceres técnicos, designar júris de provas finais de avaliação do internato médico e atribuição do título de especialista. Todas as suas funções têm como objetivo último o exercício da especialidade em serviços idóneos, éticos e com um padrão de elevada qualidade em benefício da saúde dos cidadãos.

Para a concretização destes objetivos a Direção do Colégio está aberta, não só às assembleias ordinárias e extraordinárias, como também a qualquer membro cujas ideias contribuam para os referidos objetivos. É igualmente mantida uma especial relação com as sociedades científicas da especialidade, nomeadamente, a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, a Sociedade Portuguesa de Diabetologia, a Sociedade Portuguesa de Obesidade e a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica bem como com os diferentes Grupos de Estudo da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo e da Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

Agradecemos a todos os membros que integram o Colégio pelas ações internas e dinamismo que lhe conferem e apelamos aos restantes especialistas que se incluam neste grupo de forma a que todos sejamos poucos para que este tenha uma atividade de excelência e que seja um colégio dinâmico e representativo da Ordem dos Médicos.

A todos, a nossa gratidão.