Em defesa do Serviço Nacional de Saúde

Comunicado do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos para o Serviço Nacional de Saúde e Carreiras Médicas (CN – SNS/CM):

O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos para o Serviço Nacional de Saúde e Carreiras Médicas (CN-SNS/CM), reunido a 29.5.2018, quer manifestar o seu apoio às diversas formas de protesto que os médicos, através das suas organizações mais representativas, têm levado a cabo na defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), como serviço público universal, solidário e gratuito, prestador de cuidados de Saúde de qualidade a toda a população.

O CN-SNS/CM considera que a enorme adesão à recente greve decretada pelas organizações sindicais médicas que contou com o apoio da Ordem dos Médicos e do seu Bastonário, constituiu mais uma prova de que os médicos (como outros profissionais da Saúde) não se revêm nas políticas levadas a cabo na área da Saúde pelos sucessivos governos das últimas décadas, que têm levado ao subfinanciamento e contínua degradação do SNS e ao doloso agravamento das condições de trabalho dos seus profissionais.

Ao contrário de espectativas criadas, e apesar da apregoada melhoria das condições económicas do país, o actual governo e o seu ministro da Saúde não tem mostrado vontade de inverter o essencial desse desastroso caminho, deixando agravar ainda mais as já deficitárias respostas do SNS às necessidades e direitos dos cidadãos portugueses.

O CN-SNS/CM recusa a ideia de remeter o serviço público a um papel secundário de prestador residual de cuidados de saúde de má qualidade, com profissionais desmotivados e mal pagos, reservado aos sectores da população mais pobres e desprotegidos.

O CN-SNS/CM espera, por isso, uma mudança de política na Saúde que dê resposta cabal às necessidades de há muito sentidas pelos cidadãos, possibilitando correcto financiamento e reforço dos recursos humanos e técnicos do SNS, com o restabelecimento das Carreiras Médicas, conforme repetidamente têm reivindicado os médicos, a sua Ordem, o seu Bastonário.