Ecografia tiroideia por rotina ou como exame de rastreio em indivíduos sem sinais e/ou sintomas de patologia tiroideia

Recomendação

Escolha não efetuar ecografia tiroideia por rotina ou como exame de rastreio em indivíduos sem sinais e/ou sintomas de patologia tiroideia (ex: doentes com função tiroideia normal e sem nódulos palpáveis) e não pertencendo a grupos de risco para carcinoma da tiróide.

Justificação

A ecografia é um exame indispensável na avaliação da doença nodular da tiróide permitindo diagnosticar e caracterizar morfologicamente os nódulos tiroideus, sendo o método de eleição para a estratificação do risco de malignidade.

A utilização pouco criteriosa da ecografia leva frequentemente à identificação de nódulos. A grande maioria destes nódulos, mesmo quando evolui, tem um comportamento habitualmente muito indolente sem consequências graves para a saúde. Os exames efetuados sem indicação correta, podem levar a achados incidentais, os quais podem implicar mais procedimentos diagnósticos, tratamentos desnecessários ou vigilância prolongada. A realização de ecografia tiroideia deve ser ponderada caso a caso.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Russ G et al. European Thyroid Association Guidelines for ultrasound malignancy risk stratification of thyroid nodules in adults: the EU-TIRADS. Eur Thyroid J 2017; 6: 225-237.
  • Bibbins-Domingo K, Grossman DC, Curry SJ et al. US Preventive Services Task Force. Screening for Thyroid Cancer: US Preventive Services Task Force Recommendation Statement. JAMA 2017;317(18):1882-1887.
  • Ahn HS, Kim HJ, Welch HG. Korea’s thyroid-cancer “epidemic”—screening and overdiagnosis. N Engl J Med 2014;371(19):1765-1767.
  • Gharib H, Papini E, Garber JR, Duick DS, Harrell RM, Hegedüs L, Paschke R. American Association of Clinical Endocrinologists, American College of Endocrinology, and Associazione Medici Endocrinologi Medical Guidelines for Clinical Practice for the Diagnosis and Management of Thyroid Nodules-2016 Update. Endocr Pract 2016;22(5):622–39.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Cirurgia Geral da Ordem dos Médicos