+351 21 151 71 00

Ecografia num rapaz com criptorquidia (testículo não descido) ou testículo retráctil

Recomendação

Escolha não solicitar uma ecografia por rotina num rapaz com criptorquidia (testículo não descido) ou testículo retráctil.

Justificação

A ocorrência de um testículo não descido é a anomalia congénita génito-urinária mais frequente no rapaz. O diagnóstico é baseado na observação do doente e, caso seja necessário, em exames de imagem. Existe evidência de que não é necessária a realização por rotina de ecografia numa criança com suspeita de testículo não descido ou retráctil antes da referenciação ao Cirurgião Pediátrico.

 

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

  • Tasian GE, Copp HL. Diagnostic performance of ultrasound in nonpalpable cryptorchidism: a systematic review and meta-analysis. 2011Jan;127(1):119-28.
  • Tasian GE, Yiee JH, Copp HL. Imaging use and cryptorchidism: determinants of practice patterns. J Urol. 2011 May;185(5):1882-7.

Recomendação original disponível em:

http://www.choosingwisely.org/clinician-lists/american-urological-association-ultrasounds-on-boys-with-cryptorchidism/

 

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Cirurgia Pediátrica da Ordem dos Médicos

Recomendação subscrita por:

Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos

Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde