É preciso estimular a indústria farmacêutica nacional

O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, esteve presente no 20º aniversário da Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (APOGEN), onde participou no debate sobre o “estado da nação dos medicamentos genéricos e biossimilares: valor na Saúde, na economia e na sociedade”.

Carlos Cortes mencionou a importância da segurança do medicamento e alguns aspetos determinantes do acesso à Saúde neste painel onde também participaram Ana Bastos Sampaio, presidente da APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Maria Manuel Branco, diretora comercial da aicep Portugal Global, e Rui Santos Ivo, presidente do conselho diretivo do INFARMED, I.P..

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, participou na conferência comemorativa dos 20 anos da APOGEN tendo aludido ao papel dos medicamentos genéricos na saúde dos cidadãos e no equilíbrio do Serviço Nacional de Saúde. “Se não fosse a indústria de genéricos, os portugueses não teriam o mesmo acesso aos medicamentos, não tenhamos dúvidas. São absolutamente essenciais para proteger a saúde, mas têm também impacto social e económico”, defendeu Manuel Pizarro, que considera essencial que se continue a estimular a indústria farmacêutica nacional.