É o momento de se vacinar, por si e por todos

Comissão de Acompanhamento de Vacinação da Ordem dos Médicos reforça apelo à vacinação contra a COVID-19 e a gripe

A Comissão de Acompanhamento de Vacinação da Ordem dos Médicos, reforça a importância da vacinação contra a COVID-19 e a gripe, sobretudo junto da população mais vulnerável e dos médicos.

Importa relembrar que a vacinação é a medida mais importante na prevenção destas doenças e das suas complicações. Com o fim da pandemia, o SARS-CoV-2 e os vírus da gripe continuam a circular e a provocar doença potencialmente grave, sobretudo nos grupos de risco.

Assim, a Ordem dos Médicos reforça o apelo à vacinação, nomeadamente, das pessoas com mais de 60 anos, das pessoas portadoras de doenças crónicas e/ou imunodeprimidos, das grávidas, das pessoas residentes em instituições e dos profissionais de saúde.

A vacinação dos profissionais de saúde, em particular dos médicos, mas também de outros prestadores de cuidados, além da sua proteção, contribui para minimizar o risco de transmissão a populações mais vulneráveis, e, desta forma, não agravar as condições de funcionamento do SNS, em particular no difícil momento que atravessa.

A Ordem dos Médicos apela ainda a que todos os mecanismos administrativos e logísticos indispensáveis à implementação da vacinação contra a COVID-19 e a gripe estejam em pleno funcionamento para que, no mais curto espaço de tempo, os objetivos de vacinação da população, em geral, e dos médicos e dos outros profissionais de saúde possam ser alcançados.