Durante visita à ULS do Algarve, Bastonário pede mais investimento na região

Durante a visita à Unidade Local de Saúde do Algarve que está a decorrer, o Bastonário da Ordem dos Médicos encontrou um cenário complexo, à semelhança do que se passa noutras regiões do país, designadamente por falta de recursos humanos médicos. Ainda assim, Carlos Cortes fez questão de transmitir uma mensagem de união e esperança e deixou um apelo: “sejam exigentes! Com os orientadores de formação e com os restantes colegas mas também com a Ordem dos Médicos. A OM está ao vosso lado, especialmente na defesa dos aspetos éticos de salvaguardar da relação com os nossos doentes”. A instituição, assegurou, tudo fará para garantir sempre a máxima qualidade da formação médica.

Durante a reunião inicial, o Conselho de Administração havia relatado dificuldades por falta de recursos humanos, mas realçaram o papel fundamental dos médicos para assegurar, mesmo em circunstâncias difíceis, a prestação de cuidados de saúde à população. O Bastonário congratulou-se com uma atitude que identificou como positiva. É um sinal positivo ter sido aqui reconhecido que os médicos são quem está a enfrentar e a resolver os problemas; os médicos são, em todos os momentos, parte da solução.

Durante a reunião com os médicos, após ouvir as várias intervenções de colegas de diferentes serviços, Carlos Cortes identificou a falta de investimento no Algarve como uma das razões da pouca atratividade. “Para fixar os médicos internos é preciso que se invista nesses jovens”, mas não apenas nas remunerações, que devem ser dignas e respeitar a responsabilidade inerente à profissão. É preciso desenvolver projetos de investigação e permitir que os colegas tenham esses aliciantes na sua carreira.

Esta visita englobou o Hospital de Faro, Portimão e Lagos e, em breve, o Bastonário regressará à região para estar com os colegas dos Cuidados de Saúde Primários, da Saúde Pública e do Centro de Reabilitação do Sul. A acompanhar Carlos Cortes esteve uma delegação composta por Paulo Simões, Presidente do Conselho Regional do Sul, Catarina Mendonça e Eunice Capela, respetivamente Presidente e Vice-Presidente do Conselho Subregional de Faro, além de Ulisses Saturnino, Presidente da Mesa da Assembleia Subregional.