+351 21 151 71 00

Dor irruptiva em contexto de doença oncológica

Divulga-se a pedido da investigadora o questionário criado no âmbito do projeto de investigação destinado à elaboração da dissertação de mestrado, integrado no Observatório Português dos Cuidados Paliativos (OPCP) da Universidade Católica Portuguesa, sobre o estudo intitulado: “Dor irruptiva em contexto de doença oncológica: avaliação do conhecimento de médicos e enfermeiros portugueses”, que tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento que os profissionais de medicina e de enfermagem portugueses possuem sobre dor irruptiva em contexto de doença oncológica.
O questionário engloba a caracterização sociodemográfica e profissional, seguido de perguntas sobre definição, epidemiologia, classificação e características, avaliação, terapêutica e monitorização da dor irruptiva.
Este estudo realiza-se junto dos profissionais de Enfermagem e Medicina inscritos em Ordens/Associações. O preenchimento terá uma duração média prevista de 10 minutos. A participação é voluntária.
Os dados recolhidos serão usados apenas para a finalidade do estudo e serão guardados até 1 ano após a publicação do trabalho. Todos os resultados serão apresentados e divulgados de forma anonimizada sob a forma de dissertação de mestrado e artigo.

Qualquer esclarecimento adicional contactar os investigadores: Petra Chaves (petrabastos@gmail.com); Manuel Luís Capelas (luis.capelas@ucp.pt; 918110522)