Determinação de velocidade de sedimentação eritrocitária para despiste de inflamação em indivíduos sem doença diagnosticada

Recomendação

Escolha não solicitar determinação de velocidade de sedimentação eritrocitária para despiste de inflamação em indivíduos sem doença diagnosticada, e solicitar a determinação da proteína C-reativa para detetar a fase aguda da inflamação.

Justificação

A proteína C-reativa (PCR) é um marcador mais sensível e específico da fase aguda da inflamação do que a velocidade de sedimentação eritrocitária (VS). Nas primeiras 24 horas de uma doença, a PCR estará aumentada, enquanto a VS poderá estar normal. Quando desaparece a causa da inflamação, a PCR voltará a ser normal ao fim de 24 horas, enquanto a VS, devido ao tempo necessário para a diminuição do excesso de fibrinogénio, permanecerá elevada durante vários dias.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Crowson CS, Rahman MU, Matteson EL. Which measure of inflammation to use? A comparison of erythrocyte sedimentation rate and C-reactive protein measurements from randomized clinical trials of golimumab in rheumatoid arthritis. J Rheumatol. 2009 Aug;36 (8):1606-10.
  • Henriquez-Camacho C, Losa J. Biomarkers for sepsis. Biomed Res Int. 2014;2014:547818.
  • Lelubre C, Anselin S, Zouaoui Boudjeltia K, Biston P, Piagnerelli M. Interpretation of C-reactive protein concentrations in critically ill patients. Biomed Res Int. 2013;2013:124021.
  • Wolfe, F. The Many Myths of Erythrocyte Sedimentation Rate and C-Reactive Protein. J Rheumatol 2009;36;1568-1569.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Patologia Clínica da Ordem dos Médicos