Cruz Vermelha lança selo COVID Tested & Go

A Cruz Vermelha Portuguesa lançou o selo COVID Tested & Go com o objetivo de ajudar as empresas a recuperar a confiança dos seus clientes. A Câmara Municipal da Maia foi a primeira entidade a nível nacional a receber o selo “COVID Tested & Go” atribuído pela Cruz Vermelha Portuguesa, certificando o seu sistema de testagem. A certificação “Covid Tested & Go” pretende incentivar empresas e instituições a testar os funcionários regularmente, constituindo uma ação que é naturalmente elogiada pelo bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães. O representante dos médicos considera extremamente importante que se dinamize a regular testagem em massa, fulcral para a prevenção da COVID-19 nesta fase de desconfinamento. “Estamos numa fase crítica em que as pessoas veem que as coisas estão a correr bem, há menos pessoas internadas, nomeadamente nos Cuidados Intensivos, portanto, estamos na altura de desconfinar, que é o que está a acontecer e bem”. Mas é um momento crítico, enquadrou o bastonário, em que é preciso garantir “a implementação de algumas medidas fundamentais” para que não tenhamos um aumento descontrolado de novos casos. “Essas medidas têm a ver com a vacinação – o Plano de Vacinação tem que ser agilizado e tornado simples, felizmente já está a acontecer, e ainda bem que o coordenador da Task-force mudou – e com a questão da testagem, sendo que neste âmbito este protocolo da testagem é muito importante”, declarou Miguel Guimarães, convidado para a cerimónia nos Paços do Concelho da Maia. Testar em massa é, a única forma de “controlar rapidamente cadeias de transmissão e separar pessoas infetadas daquelas que não o estão”. Com o regresso às aulas é também essencial “testar em massa as pessoas mais jovens”, para evitar que, se estiverem assintomáticas, possam propagar a infeção sem o saber. É neste contexto que Miguel Guimarães defende a importância da parceria que a Cruz Vermelha está a estabelecer com as autarquias e outras entidades para incentivo ao “reforço da testagem”. O lançamento desse selo por parte da Cruz Vermelha é uma iniciativa inédita e teve lugar num encontro com a presença do presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George, do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e de representantes da ARS Norte e do ACES Maia Valongo.