COVID-19: Ordem insiste na necessidade imperiosa de adiar consultas, cirurgias e exames

A Ordem dos Médicos saúda os conselhos de administração dos hospitais que, tal como o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), decidiram adiar todos os atos menos urgentes.

“Ao adiar todas as cirurgias, exames e consultas não urgentes e impor controlo de temperatura no início e fim de cada turno, o CHUSJ está a dar um importante contributo para proteger todos os doentes, aqueles que são adiados e os que precisam de estar internados, mas também os profissionais que continuam a trabalhar. Ao mesmo tempo, libertam-se médicos, outros profissionais, equipamentos e camas para os casos prioritários e aqueles, também prioritários, relacionados com o COVID-19”, destaca o bastonário da Ordem dos Médicos, exortando a que todas as instituições de saúde do país sigam o exemplo.

Miguel Guimarães congratula também todos os hospitais que, tal como o CHUSJ, aboliram o controlo biométrico durante este período crítico de emergência de saúde pública. “Existem outras formas de controlar a assiduidade dos profissionais de saúde pelo que seria, no mínimo, imprudente manter um procedimento que é feito várias vezes ao dia e que constitui um foco de infeção. A abolição do controlo biométrico através do dedo faz parte do plano de contingência da Assembleia da República, sendo que a medida faz ainda mais sentido em locais como os hospitais ou centros de saúde”, acrescenta o bastonário.

Lisboa, 14 de março de 2020