Correio da Manhã – Defender os cidadãos (Artigo de Opinião do Sr. Bastonário)

Na última reunião da Assembleia de Representantes, os médicos de todo o país, deixaram um grito de alerta ao ministro da Saúde: A atual política de Saúde não serve os doentes.
A falta de profissionais, de material clínico, de estruturas físicas adequadas, de equipamentos atuais e funcionais, de dispositivos clínicos, comprometem a dignidade do ato médico, a segurança clínica e afetam o exercício da medicina.
Os médicos, trabalhem no setor público, privado ou social, através dos seus representantes, responsabilizam o ministro da Saúde pelos constrangimentos que afetaram os doentes durante os dias de greve. O ministro continua a desvalorizar a Saúde e a Ciência em detrimento de práticas sem evidência científica. Já não se interessa pela Saúde dos portugueses. E cada vez mais o ministro das Finanças ocupa o pelouro da Saúde. Por tudo isto, sentimo-nos cada vez mais legitimados para reforçar a defesa da saúde e da dignidade dos doentes.
Resgatar o SNS e recuperar as suas características genéticas é uma missão cada vez mais difícil. Não podemos permitir que o Governo continue a desvalorizar a Saúde entregando-a à gestão burocrática e numérica do Ministério das Finanças.

Miguel Guimarães
Bastonário da Ordem dos Médicos

Defender os cidadãos (Artigo de Opinião do Bastonário da Ordem dos Médicos)