Correio da Manhã – Assinatura Centeno (Artigo de Opinião do Sr. Bastonário)

Quanto pode valer a assinatura do ministro das Finanças?

Todos os dias as notícias dão conta de graves insuficiências no SNS. Obras congeladas, equipamentos sem manutenção ou por adquirir, dispositivos e materiais clínicos em falta ou à espera de substituição, acesso condicionado a medicamentos, profissionais em lista de espera por contrato, investimentos suspensos. Tudo justificado pela falta da assinatura Centeno.

A falta da assinatura tem consequências perversas na má gestão política, condicionando falta de capital humano e de renovação e manutenção de equipamentos com efeitos negativos para os doentes, nomeadamente ao nível das listas de espera para consultas e cirurgias; Tem também consequências perversas na má gestão humana, não respeitando os profissionais de saúde nem dignificando as condições de trabalho, com efeitos negativos para os profissionais e os doentes ao nível da exaustão, desmotivação e segurança clínica. Finalmente, a falta da mesma assinatura, pode ter consequências perversas na vida humana, dos doentes e profissionais.

Será que o valor da assinatura Centeno vai continuar a desprezar a saúde e a vida de milhares de portugueses?  Afinal, quanto vale a nossa saúde?

Miguel Guimarães
Bastonário da Ordem dos Médicos

‘Assinatura Centeno’ (Artigo de Opinião do Bastonário da Ordem dos Médicos)