Controlo imagiológico a utentes assintomáticos com hemangiomas hepáticos típicos <5 cm

Recomendação

Escolha não realizar controlo imagiológico a utentes assintomáticos com hemangiomas hepáticos típicos <5 cm.

Justificação

Os hemangiomas são frequentes (5-20% da população) e a maior parte das vezes diagnosticados incidentalmente. O diagnóstico de hemangiomas típicos <3 cm é geralmente realizado através de ecografia abdominal, com elevada acuidade, dada a sua aparência típica (lesão homogénea, hiperecogénica bem definida, com reforço acústico), só estando indicada realização de exames adicionais (TC/RM) em caso de dúvida diagnóstica, lesões >3 cm e em caso de lesão de novo em fígado cirrótico.

A maioria dos hemangiomas permanecem assintomáticos, estáveis ou com escasso crescimento, e as complicações (rotura, hemorragia, infeção, S. Kasabach-Merritt) são extremamente raras em hemangiomas <5 cm, não estando recomendada a realização de controlo ecográfico rotineiro.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• EASL Clinical Practice Guidelines on the management of benign liver tumours. European Association for the Study of the Liver (EASL). Journal of Hepatology 2016 vol. 65 j 386–398

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos