+351 21 151 71 00

Contributo para uma Política de Saúde

Ordens profissionais do setor da Saúde enviam propostas prioritárias ao Governo

As Ordens profissionais do setor da saúde dirigiram ao Primeiro-ministro, hoje, Dia Mundial da Saúde, um Contributo para uma Política de Saúde, um conjunto de ações prioritárias que visam a melhoria do contexto atual da Saúde Humana, Animal e Ambiental.

Este documento, que provém de uma reunião promovida pela Ordem dos Médicos com todas as Ordens profissionais, resulta de uma reflexão conjunta, assente numa visão partilhada e num consenso para um futuro de “uma só saúde” (One Health).

A promoção da saúde e a prevenção da doença, maior investimento na literacia em saúde e na saúde mental, ou a valorização dos profissionais de saúde são algumas das medidas apresentadas.

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, refere que “neste contexto de mudança, de início de ciclo, pareceu-nos importante partilhar com o novo Governo aqueles que são os pontos prioritários e comuns às nove Ordens Profissionais do setor da Saúde. Pretendemos, desta forma, contribuir para uma discussão informada e alargada, numa área que precisa de medidas urgentes e num contexto particularmente exigente.”

A carta é assinada pelos bastonários da Ordem dos Biólogos, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Fisioterapeutas, Ordem dos Médicos, Ordem dos Médicos Dentistas, Ordem dos Médicos Veterinários, Ordem dos Nutricionistas e Ordem dos Psicólogos.

Carta com POSIÇÃO CONJUNTA Ordens Profissinais do setor da Saúde One Health