Continuamos #UNIDOSPELABEIRA: concluída a impermeabilização do Hospital

Está concluída a impermeabilização do Bloco Central e Enfermarias no Hospital da Beira, em Moçambique, uma das etapas mais desafiantes do processo de reconstrução da unidade que foi quase totalmente devastada pela passagem do ciclone Idai em março do ano passado. A reconstrução tem avançado paulatinamente mas de forma consistente, mediante a avaliação das necessidades e dos meios disponíveis. Com o apoio da Ordem dos Médicos desde o primeiro momento, a organização não-governamental de desenvolvimento portuguesa Health4MOZ implementou o movimento “Unidos pela Beira”, no âmbito do qual se definiram como objetivos principais: levar formação a profissionais de saúde e estudantes de medicina moçambicanos, enviar uma equipa de médicos e enfermeiros voluntários para assistir aos mais necessitados e fornecer medicamentos e consumíveis médicos, bem como o apoio na reconstrução das estruturas essenciais à prestação de cuidados de saúde, designadamente o Hospital Central da Beira. Para cumprimento dos primeiros objetivos foram feitas duas missões à Beira, em maio e em julho de 2019. As sinergias têm sido diversas e nessa primeira fase as câmaras do Porto e de Coimbra, que juntamente com a vila de Sintra estão geminadas com a Beira, contribuíram com 100 mil euros cada uma, o que permitiu a reconstrução do bloco cirúrgico. A recuperação do hospital começou assim em maio de 2019 pelo bloco, enfermarias, consulta externa e apetrechamento da neonatologia, mas a impermeabilização era uma tarefa igualmente fundamental nesta missão pois o ciclone devastou os 2 mil m² que cobrem a unidade hospitalar de 5 pisos. Como explica a Health4MOZ “foi preciso remover toneladas de fibrocimento e de ferro” mas, neste momento, “a área está totalmente impermeabilizada, como nunca esteve, garantindo a segurança de todos os doentes internados e dos profissionais que trabalham” no Hospital da Beira. Para atingir este objetivo, o movimento contou com diversos apoios: da Constrol que fez a obra, à Associação Moçambicana de Bancos.

O movimento “Unidos pela Beira” foi coordenado desde o primeiro momento pela Health4Moz, em ligação estreita com a Ordem dos Médicos de Portugal que juntaram esforços para obter os apoios necessários para porem em marcha esta ação de solidariedade pelas vítimas do Ciclone Idai em Moçambique.

O trabalho ainda está em curso e, se desejar ajudar, pode conhecer a lista de material solicitado pelo Hospital central da Beira, e validado pelo movimento Unidos pela Beira. A health4MOZ conta que com a ajuda de todos se possa adquirir (a preços especiais) ou obter (por doação) a totalidade do material que está listado aqui: https://bit.ly/2Yg3eVt

Há ainda muito por fazer, por isso, o apelo é que “continuem a estar com a Ordem dos Médicos e a Health4MOZ nesta Missão solidária”.

Para apoiar a reconstrução do HCB: https://unidospelabeira.pt/