Conhecidos os resultados do Prémio de Jornalismo 2020 na área da Oncologia

A Liga Portuguesa Contra o Cancro anunciou, numa cerimónia que teve lugar, no dia 29 de outubro, na sede nacional da Ordem dos Médicos, os vencedores do Prémio de Jornalismo na categoria de Oncologia referente a 2020. A jornalista Paula Rebelo da RTP foi a vencedora na categoria de Audiovisual com o trabalho “As outras feridas da COVID-19”. Na categoria de Imprensa, o prémio foi atribuído a Maria Almeida Nogueira e Vânia Maia da Revista Visão, com o artigo “o drama dos doentes sem COVID-19”.

Receberam ainda Menções Honrosas Carolina Ferreira, da Antena 1, com o trabalho “NO KACHI: vencer o cancro em tempo de pandemia” e Manuela Guerreiro, da revista de Domingo do Correio da Manhã, com o trabalho “Pequenos Heróis – O confinamento dos internados com cancro”.

Para o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro e também presidente do Júri, Vítor Rodrigues, “esta é uma das iniciativas anuais da Liga Portuguesa Contra o Cancro mais relevantes porque, hoje em dia, só há verdadeira igualdade de oportunidades com boa informação e, nesse campo, os meios de comunicação social e o trabalho dos jornalistas é insubstituível”. Já Miguel Guimarães realçou a importância do bom jornalismo, nomeadamente no seu papel em defesa da democracia. O bastonário da Ordem dos Médicos destacou que todos os trabalhos candidatos eram de extrema qualidade e que o difícil foi selecionar os vencedores.

A cerimónia contou com João Oliveira, presidente do conselho de administração do IPO de Lisboa, como palestrante convidado. Estiveram também presentes a jurista e ex-Ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira; a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins; e em representação da Astrazeneca Portugal, Cristina Santos.