23 a 25 de novembro: Congresso Nacional da Ordem dos Médicos promove a reflexão e o debate sobre a nova Carreira Médica

Comunicado de Imprensa  – Congresso Nacional da Ordem dos Médicos promove a reflexão e o debate sobre a nova Carreira Médica

Evento realiza-se em Vila Nova de Gaia e assinala os 85 anos da Ordem dos Médicos

A 26ª edição do Congresso Nacional da Ordem dos Médicos vai realizar-se, entre 23 e 25 de novembro, no Hilton Porto Gaia Hotel. Este Congresso, organizado no ano que se assinala os 85 anos da Ordem dos Médicos, tem como principal temática a Carreira Médica.

A Carreira Médica esteve diretamente ligada à construção do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas, nesta fase, os desafios são outros, num momento complexo do SNS em que os médicos vão ter um papel decisivo para ultrapassar os constrangimentos que estão a ser colocados aos cuidados de saúde no nosso país. O SNS tem sido posto em causa e a qualidade da profissão médica também. Por outro lado, existe uma nova perspetiva relativamente à medicina no setor público, privado e social.

Neste âmbito, pretende-se analisar e debater o contexto presente e futuro da nova Carreira Médica, assim como os contributos da intervenção dos médicos nos diversos setores da saúde.

O programa conta com diversas mesas redondas, onde vão ser debatidos temas como o “Internato Médico”, a “História e evolução da Carreira Médica no contexto do SNS”, a “Importância da Carreira Médica na qualidade da prestação dos cuidados de saúde”, a “Carreira Médica e a Gestão em Saúde”, a “Carreira Médica e o Novo Estatuto das Ordens Profissionais”, a “Carreira Médica fora do SNS”, as “Implicações da Carreira Médica no futuro do sistema de saúde”, a “Formação médica no espaço Europeu”, os “Fatores determinantes do abandono do SNS”, o “Estado atual da Carreira”, a “Carreira Médica, Demografia e Coesão Social” e a “Carreira Médica, Democracia e Coesão Social”. Contempla ainda a realização de diversos Cursos e Fóruns.

Programa completo em https://26congressonacionalom.com/programa/