Congresso Nacional da Ordem dos Médicos focado na Ciência em tempo de pandemia

Pouco mais de um ano depois de ter sido declarada a pandemia COVID-19, o Congresso Nacional da Ordem dos Médicos vai debater o impacto desta emergência de saúde pública na ciência, na medicina e na sociedade. “A Ciência em tempo de pandemia” é assim o mote deste encontro científico de quatro dias que terá lugar em Coimbra, com a possibilidade de assistir de forma presencial e pela internet, tendo em conta os constrangimentos ainda existentes.

O evento, que decorre nos dias 31 de maio, 1, 2 e 3 de junho, vai juntar médicos, cientistas, personalidades de outros setores estruturantes e a sociedade civil para debater o impacto que a pandemia tem tido em Portugal e no mundo, com o objetivo de antecipar e preparar os desafios.

“Nunca o papel da saúde, da medicina e da ciência foi tão reconhecido na sociedade. Acreditamos que o caminho e que as respostas de amanhã estão na capacidade destas três áreas procurarem construir juntas o futuro. A Ordem dos Médicos quer continuar a estar do lado da solução e vamos fazer deste encontro um palco de debate com oradores de grande qualidade que nos ajudarão a encontrar as melhores respostas”, destaca o Bastonário da Ordem dos Médicos, que é o Presidente do Congresso.

“Estamos a organizar, pela primeira vez, um congresso de caráter mais científico, com os colégios das várias especialidades a promoverem momentos específicos para discutirem o estado da arte das suas áreas, o que será essencial para a atualização dos médicos, e também para preparar o país em termos de políticas de saúde. Colocar a liderança clínica no centro da mudança é a melhor homenagem que podemos fazer à qualidade, solidariedade e humanismo dos nossos médicos, evidenciada com a pandemia”, reforça Miguel Guimarães.

“Este congresso irá decorrer num momento particularmente diferente das nossas vidas. Aprendemos, com esta pandemia, a importância da união em comunidade e da solidariedade de modo a enfrentar o desafio de uma crise sanitária, social e económica sem precedentes na atual escala global. A Ordem dos Médicos continuará a assumir o seu papel, contribuindo para um mundo mais justo, solidário e humanista”, salienta o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e Presidente Executivo do Congresso.

“Este é um congresso que pretende responder a todas as grandes questões levantadas em mais de um ano de pandemia e olhar para o nosso futuro com esperança”, assume Carlos Cortes. “É um congresso médico aberto a toda a sociedade porque irá focar muitos dos temas que nos têm preocupado a todos”, afirma Carlos Cortes.

Nomes de relevo, tanto a nível nacional como internacional, estão no programa deste evento que, este ano, e pela primeira vez, pretende acrescentar ao congresso uma vertente mais científica, apresentando as mais recentes atualizações em cada uma das áreas de diferenciação da Medicina. O coordenador da Task Force, Henrique de Gouveia e Melo, o presidente da Aliança Global para as Vacinas, Durão Barroso, e a diretora do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças, Andrea Ammon, são alguns dos nomes que fazem parte do programa de excelência.

Em debate estarão temas como “Pandemia: História, Ciência e Pessoas”, “O Papel dos Médicos na pandemia”, “Economia em Saúde – Desafios para o futuro”, “Gestão em saúde – reajustar as políticas públicas de saúde por experiência da pandemia”, “COVID-19 na Europa: perspetivas e abordagens”, Pandemica MENTE – O Aqui e o Agora em Saúde Mental”, “Variantes e capacidade de testagem” e “COVID-19: Desafios do processo global de vacinação”.

O evento irá decorrer num formato adaptado ao contexto atual, dando cumprimento às normas de segurança sanitária. Assim, os oradores estarão na Antiga Igreja do Convento São Francisco, estando os restantes participantes a assistir em direto através de uma plataforma digital, na qual se inscrevem previamente.

O congresso culminará com a cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito da Ordem dos Médicos. “Trata-se de uma distinção que é conferida a médicos que, pela sua atividade e mérito pessoal, profissional, académico ou associativo tenham contribuído de forma relevante para a dignificação da profissão médica, da Medicina em geral e da Humanidade, identificando-se assim com os valores desde sempre defendidos pela Ordem dos Médicos”, explica o bastonário da Ordem dos Médicos.

Do programa desta iniciativa constam ainda cursos de formação e a submissão de trabalhos científicos, bem como as sessões científicas que preencherão os quatro dias do evento.

Mais detalhes e programa do evento em www.23cnmom.pt