Concentrados de eritrócitos em doentes com deficiência de ferro

Recomendação

Escolha não transfundir concentrados de eritrócitos em doentes com deficiência de ferro sem instabilidade hemodinâmica.

Justificação

A transfusão de sangue tornou-se uma resposta médica de rotina, apesar de existirem alternativas mais baratas e seguras em alguns contextos.

Nos casos de doentes em período pré-operatório com deficiência de ferro e doentes com deficiência de ferro crónica, sem instabilidade hemodinâmica (mesmo que apresentem níveis baixos de hemoglobina), deve ser administrado ferro por via oral e/ou intravenosa.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Guidelines for patient blood management and blood utilization. Bethesda (MD): AABB; 2011. 52 p
  • Lin DM, Lin ES, Tran MH. Efficacy and safety of erythropoietin and intravenous iron in perioperative blood management: a systematic review. Transfus Med Rev. 2013 Oct;27(4):221–34.
  • Friedman AJ, Chen Z, Ford P, Johnson CA, Lopez AM, Shander A, Waters JH, van Wyck D. Iron deficiency anemia in women across the life span. J Womens Health (Larchmt). 2012 Dec;21(12):1282–9.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Imuno-hemoterapia da Ordem dos Médicos