+351 21 151 71 00
ordemdosmedicos@ordemdosmedicos.pt

Comunicado: Transparência, rigor e ética

A Direção do Colégio de Dermatovenereologia da Ordem dos Médicos saúda e apoia todas as medidas que visem reforçar a transparência, o rigor, a ética, a deontologia e a boa gestão dos recursos públicos no setor da saúde. Acreditamos firmemente que o acesso equitativo aos cuidados de saúde deve ser assegurado, desde que sejam escrupulosamente respeitados os princípios éticos e deontológicos que regem o exercício da medicina, salvaguardando sempre o superior interesse dos utentes e a dignidade do ato médico.

Importa destacar o papel essencial e insubstituível dos médicos dermatovenereologistas na promoção da saúde das populações. É uma especialidade médico-cirúrgica abrangente, que acompanha utentes de todas as idades e que se dedica, entre outras áreas, ao diagnóstico e tratamento de doenças inflamatórias graves, incapacitantes, e patologia oncológica cutânea, como o melanoma maligno ou os carcinomas espinocelular e basocelular.

O diagnóstico precoce e o tratamento cirúrgico atempado destas patologias têm um impacto direto na sobrevida e na qualidade de vida dos doentes, constituindo-se como uma intervenção fundamental no sistema de saúde.

Não obstante, o Serviço Nacional de Saúde enfrenta uma escassez crónica de especialistas em Dermatovenereologia. Uma realidade que evidencia os desafios estruturais e a necessidade de políticas de valorização profissional que promovam a fixação de especialistas no sector público, garantindo o acesso equitativo e de qualidade aos cuidados de saúde dermatológicos.

Enquanto órgão técnico da Ordem dos Médicos, o Colégio de Dermatovenereologia tem desempenhado um papel ativo na identificação e denúncia de disfunções do sistema de saúde, apresentando propostas construtivas e fundamentadas junto das entidades competentes, com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua dos cuidados prestados à população.

Neste contexto, aguarda com serenidade e responsabilidade as conclusões dos inquéritos em curso, estando disponível para colaborar com as autoridades competentes e para atuar em conformidade de acordo com as suas atribuições.

Reiteramos que eventuais investigações não devem, em momento algum, comprometer injustamente o bom nome da especialidade de Dermatovenereologia e dos seus profissionais — especialistas, internos e demais colaboradores — que todos os dias exercem a atividade com elevado sentido de missão, competência, ética e responsabilidade, tanto no Serviço Nacional de Saúde como na sociedade em geral.

A Direção do Colégio de Dermatovenereologia da Ordem dos Médicos

31.05.2025

Últimas Notícias

Ver tudo