Receção de boas-vindas da reunião da Associação Médica Mundial (WMA)
Partilhar
O Bastonário da Ordem dos Médicos participou ontem, 8 de outubro de 2025, na Câmara Municipal do Porto, na receção de boas vindas que marcou o arranque da reunião da Associação Médica Mundial (WMA) em Portugal. Na presença da vereadora Catarina Araújo, em representação do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e de representantes médicos de dezenas de países, o Bastonário sublinhou o papel ético da organização internacional, afirmando que “há décadas que a Associação Médica Mundial tem sido a bússola ética da nossa profissão, guardiã da dignidade humana e da independência clínica”. O responsável máximo da Ordem dos Médicos destacou ainda a ligação entre os valores da Medicina e o espírito da cidade anfitriã. “O Porto é conhecido como a cidade das pontes. É essa imagem poderosa que queremos para a Medicina: uma cultura de pontes que ligue a ciência à ética, a tecnologia ao humanismo, os cuidados de saúde de elevada qualidade ao acesso universal”, afirmou. Carlos Cortes, a encerrar, deixou uma mensagem de união e compromisso: “Um brinde ao Porto, à Associação Médica Mundial, a nós próprios, e, acima de tudo, às pessoas que servimos.”
No último ano a Secção Sub-Regional da Guarda da Ordem dos Médicos tem organizado umas sessões denominadas "Conversa Aberta Médicos Ilustres na Guarda"
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.