Comunicado sobre relatório da IGS

COMUNICADO

A Ordem dos Médicos tomou conhecimento de uma inspecção temática levada a cabo pela Inspecção-Geral da Saúde (IGS) sobre a relação entre a assistência a acções de promoção de medicamentos e congressos realizados pela indústria farmacêutica e a prescrição médica.

A Ordem dos Médicos congratula-se pelo facto de a IGS ter concluído não haver ligação entre a prescrição médica e a participação nessas acções. Tal conclusão demonstra a qualidade ética e técnica dos médicos portugueses, pelo que não pode deixar de suscitar o nosso louvor.

Terão sido identificados alguns casos que levantam legítimas suspeições, pelo que a Ordem dos Médicos, desde já, assegurou ao senhor Ministro da Saúde a sua colaboração e empenho para que essas situações sejam esclarecidas e punidos com o maior rigor os eventuais prevaricadores.

Numa reunião com o senhor Ministro da Saúde – que decorreu no dia 15 de Janeiro –, a Ordem dos Médicos reiterou a proposta, já anteriormente apresentada a vários governos, de substituição das vinhetas por um sistema efectivamente seguro de identificação dos médicos.

Lisboa, 15 de Janeiro de 2007

O Presidente