Comunicado: próximo concurso de acesso à formação específica

PRÓXIMO CONCURSO DE ACESSO À FORMAÇÃO ESPECÍFICA

Comunicado

Têm sido levantadas algumas dúvidas quanto à possibilidade de cumprimento das datas previstas na legislação em vigor para o próximo concurso de acesso à Formação Específica, vulgo internato das especialidades, previsto para o mês de Junho de 2016.

Recorda-se que esta nova época de realização da escolha das vagas para a especialidade se deve ao facto do DL 86/2015 e a respectiva Portaria regulamentadora 224-B/2015 terem fundido, e bem, os concursos A e B.

A antecipação do processo de concurso e escolha, relativamente à época habitual de Novembro/Dezembro, pretende evitar que os candidatos do ex concurso B, normalmente na ordem de algumas dezenas, sejam obrigados a atrasar em seis meses o início e conclusão do seu internato.

Neste contexto, a Ordem dos Médicos vem informar todos os jovens candidatos que está em condições de atribuir dentro dos prazos indicados as capacidades formativas para este concurso, que deverão ser em número semelhante ao ano transacto, para evitar potenciais atrasos neste processo, prevenindo assim os naturais prejuízos e inconvenientes para os colegas.

Um eventual adiamento do concurso é desnecessário, não terá qualquer influência no número de vagas e apenas prejudicará os candidatos.

Ordem dos Médicos, 7 de Março de 2016