Comunicado: Em defesa da verdade, do SNS e das pessoas

Em defesa da verdade, do SNS e das pessoas

Durante a semana em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) completou 38 anos de existência, surgiram declarações, veiculadas e multiplicadas na comunicação social sem o devido contraditório, que davam conta que os médicos que trabalham no SNS estarão a mais.

Num momento de clara impaciência reivindicativa e para justificar ir o mais longe possível, os médicos serviram de bodes expiatórios e armas de arremesso, que a comunicação social ampliou. As palavras de alguns ativistas, que repetidamente apelidaram os médicos de transgressores, culminaram numa mentira que, repetida e amplificada até ao limite, até poderia passar por verdade: “os médicos não fazem nada sem os enfermeiros” e “os médicos ganham 87% de toda a massa salarial do SNS”.

De forma inexplicável, talvez fruto do entusiasmo do momento, estas afirmações não foram devidamente validadas. A notícia foi-se espalhando. Dos vários responsáveis do Governo, partidos políticos e associativos nem uma palavra! Uma vergonha nacional, que a Ordem dos Médicos, respeitando o período de greve dos enfermeiros, não pode deixar passar em claro. Democracia implica responsabilidade e verdade.

Numa análise objetiva efetuada com base nos dados da Direção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) relativos a empregos e remunerações médias, e da Administração Central dos Serviços de Saúde (ACSS) relativos a empregos, conclui-se que, em termos gerais, o grupo profissional médico representa, quer em termos nacionais quer no SNS, aproximadamente 22% dos recursos humanos e 45% das despesas remuneratórias. E este valor inclui os muitos milhares de horas extraordinárias que os médicos são obrigados a fazer por deficiência marcada de capital humano.

De resto, se 87% da verba estimada como despesas com pessoal do Orçamento do SNS para 2017 fosse repartida pelo grupo médico, isso implicaria que cada um dos restantes profissionais (assistentes operacionais e técnicos, técnicos de diagnóstico e terapêutica, enfermeiros, técnicos superiores de saúde) receberia, em média, 63% do Salário Mínimo Nacional (353€). Um absurdo completo que ninguém quis clarificar!

Sobre as outras afirmações produzidas de forma leviana, não vale a pena sequer comentar. Os doentes deste país conhecem bem os seus médicos e sabem a quem recorrer e em quem confiar quando têm um problema de saúde.

Todos nós reconhecemos a importância primordial de todas as profissões da Saúde, com responsabilidades distintas e, por vezes, complementares, seja no plano individual consagrado na autonomia de competências específicas adquiridas, seja no trabalho integrado em equipas multidisciplinares, como elo fundamental da relação entre os profissionais de saúde e as pessoas/doentes. Sejam assistentes operacionais, assistentes técnicos, técnicos de diagnóstico e terapêutica, enfermeiros, técnicos superiores de saúde, médicos ou outros.

A Ordem dos Médicos reitera algumas das suas preocupações e manifesta a firme determinação dos médicos na defesa intransigente da saúde das pessoas, particularmente daquelas cujos casos exigem cuidados de urgência.

A situação atual reclama serenidade e ação, capacidade de resposta para os doentes urgentes, que será sempre encarada pelos médicos com a competência habitual que lhes foi dada pela sua formação especializada, ética, deontológica e humanística, de muitos anos em contexto exigente de trabalho, avaliação e concursos públicos.

Os médicos estiveram na génese do SNS desde muito cedo, como é naturalmente reconhecido por todos. Produziram, ainda nos anos 60, o Relatório das Carreiras Médicas sob a batuta de Miller Guerra, e foi um médico, Mário Mendes, na altura secretário de Estado da Saúde de António Arnaut, que acompanhou o ministro dos Assuntos Sociais de então no lançamento do SNS.

A Saúde precisa dos contributos positivos de todas as pessoas. E particularmente dos responsáveis políticos e dos profissionais de saúde, mas também de todos os portugueses, doentes ou não.

Neste momento, especialmente complexo, a Ordem dos Médicos recomenda ao Ministério da Saúde uma gestão baseada na firmeza, justiça, reconhecimento do valor dos profissionais e na defesa intransigente e permanente da qualidade e segurança da prestação de cuidados a todos os portugueses.
Porto, 18 de setembro de 2017.
O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos
O Bastonário da Ordem dos Médicos