Comunicado do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas de 9 de novembro 2020

Anexamos o comunicado do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) de 9 de novembro de 2020 no qual se o CEMP dá conta do seu desacordo em relação à a atitude de alguns Conselhos de Administração hospitalares, que decidiram impedir a entrada de alunos de Medicina nas suas instalações, comprometendo gravemente a formação dos futuros médicos em Portugal.

Neste comunicado refere-se ainda que é fundamental, sobretudo neste momento, garantir a formação adequada dos futuros médicos, o que implica, naturalmente, a existência de aulas práticas presenciais, com contacto com doente, elemento indispensável à formação médica. A sua interdição pode implicar estarmos a comprometer a formação dos futuros médicos, com consequências imprevisíveis na saúde dos portugueses.

O CEMP sublinha também a necessidade de se criarem condições a nível nacional, que permitam às Escolas Médicas portuguesas, implementar as recomendações da DGS sobre a necessidade de equiparar os alunos de Medicina a profissionais de saúde, no que   se refere à vacinação para a gripe sazonal.

Leia aqui o comunicado: ComunicadoCEMP_09.11.2020