Comunicado do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas de 28 de Março 2020

Anexamos o comunicado do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) de 28 de Março 2020 no qual a organização insiste na necessidade de disponibilização dos dados de doentes suspeitos de infeção COVID‐19 por parte das entidades responsáveis – com especial destaque para a DGS. O CEMP afirma a sua convicção de que o país tem, nas suas escolas médicas, investigadores capazes e motivados para produzir conhecimento útil ao combate à pandemia COVID‐19. As escolas médicas explicam querer, num momento de emergência nacional, ajudar o país, estando totalmente disponíveis para o fazer.

Sobre a importância da divulgação desses dados, o CEMP explica que a sua análise independente é fundamental para melhorar a qualidade de cuidados de saúde prestados nomeadamente por:

• permitir a produção de conhecimento para resposta a questões de interesse clínico;
  • para informar as políticas e decisões em saúde;
  • auxiliar os profissionais que estão no terreno – e.g., delegados de saúde;
  • para aumentar a transparência e subsequente confiança dos cidadãos nas instituições.

Leia aqui o comunicado: ComunicadoCEMP_28marco2020