Comunicado do CNE sobre o Parecer do CNECV

O Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos considerou, por unanimidade, na sua reunião de hoje, que o “Parecer Sobre um Modelo de Deliberação Para Financiamento do Custo de Medicamentos”, emitido pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, viola o Código Deontológico da Ordem dos Médicos.
Em comunicado emitido, o CNE classifica de “perverso” este parecer, acrescentando que o mesmo “…não contou com a participação e audição da Ordem dos Médicos.” A Ordem dos Médicos reitera que “…nunca aceitará o conceito de “racionamento ético” nem que os doentes mais desprotegidos sejam obrigados a pagar a crise, quiçá com a própria vida.” No comunicado é ainda referido que “…o Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos decidiu solicitar a abertura de um processo de averiguação aos Médicos que assinaram o parecer do CNECV.”

Se pretender aceder ao texto integral do comunicado, clique no link abaixo.

Comunicado_do_CNE_sobre_o_Parecer_do_CNECV