#Deus
Um romance de Miguel Cunha
A nova normalidade está errada? As redes sociais foram a pior coisa que aconteceu à Humanidade no século XXI? Ou foi a vitória da alt right e de Donald Trump em 2016 a maior tragédia deste século? Influencer e mental coach são profissões sérias? As redes sociais estão associadas a problemas de saúde mental? Há um problema de racismo em Portugal? E nos EUA? O que é que está em causa na eleições presidenciais norte-americanas de 5 de Novembro de 2024? O “Project 2025” representa um retrocesso civilizacional de décadas ou de séculos? A Igreja Católica é um projecto humano de amor ao próximo e perdão das ofensas ou um projecto político de poder material e controle da população? Quem é o «Deus que os homens criaram» a que se referiu Voltaire? Como conciliar a existência de um Deus bondoso e justo com a existência de tantas injustiças, tanto sofrimento e tanta violência neste mundo? A alma é criada ao mesmo tempo que o corpo? O ateísmo é tão irracional como o catolicismo? Pode a fé em Deus estar de acordo com a razão e a ciência? Faz sentido a clássica oposição entre Deus e a Ciência ou é uma invenção da fé irracional das religiões?
Filipe, médico psiquiatra e psicoterapeuta, e Alice, académica de Ciência Política, são um casal de lisboetas - ele branco, ela negra. Alice é uma politóloga doutorada na alt right e no movimento trumpista Make America Great Again (MAGA), Filipe subespecializou-se em perturbações de personalidade, mas ultimamente interessa-se mais pela nova adição aos ecrãs e às redes sociais.
Vasco é mental coach e CEO da empresa de consultadoria “Positive Mind”. Vive entre a conveniência de um casamento de interesse com a sua esposa Benedita, influencer de procedimentos estéticos e produtos de cosmética, e a volúpia sincera dos seus encontros com a sua assistente Isabel, no Bairro Alto Hotel, longe do duplex no Parque das Nações onde vive com Benedita e as enteadas.
Isabel é uma católica devota e catequista que, enquanto amante do seu chefe casado, se vê encalhada numa encruzilhada da vida, presa num dilema angustiante para o qual não vê nenhuma solução satisfatória. Até encontrar um papelinho perdido no bolso de trás de umas calças...
Nota biográfica:
Miguel Cunha nasceu em Lisboa, nos primeiros dias de Abril de 1974. Sim, esse mesmo. O mesmo que agora está ameaçado por meia centena de deputados da extremadireita populista no parlamento…
É médico de formação, mas não de vocação. Por não ter vocação para a prática clínica, foi tendo muitas profissões, muito diversas, ao longo da vida. Foi médico interno (quando ainda estava a tentar...), actor de teatro e cinema, artista de performance art, redactor médico, tradutor médico e, sobretudo, executivo de Medical Affairs na Indústria Farmacêutica (dez anos, em duas multinacionais).
Essas experiências profissionais tão diversificadas garantiram-lhe a aquisição de muito mundo e experiência de vida, preparando-o para estar agora à altura daquela que sempre pensou ser a sua verdadeira vocação profissional: a escrita de romances.
Miguel tem uma filha de doze anos que, como o pai, gosta de «estar no seu canto a pensar, a ler ou a escrever». Chama-se Clara, é lisboeta como o pai e tem tudo o que se possa imaginar, excepto comparação.
Para comprar online: Edições Vieira da Silva e Rota do Livro
A receptividade de dezenas de participantes foi muito positiva, com grande expectativa para futuras edições referentes ao uso de inteligência artificial
Ler MaisReuniram-se os Bastonários da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Assistentes Sociais.
Ler MaisO livro “Prazer e Poder” com contribuições de 30 autores foi apresentado na sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.
Ler MaisNovo relatório “Os 100 principais usos da IA generativa em 2025” publicado pela Harvard Business Review.
Ler MaisBastonário insta DE-SNS a agir para travar crise sem precedentes no SNS
Ler MaisNa Tomada de Posse, Carlos Cortes, reeleito Bastonário da Ordem dos Médicos para o quadriénio 2025-2029, discursou sobre o estado da saúde no país.
Ler MaisO evento das Tomadas de Posse do Conselho de Supervisão e do Conselho Nacional de Disciplina decorreu no dia 30 de junho, na sede da Ordem em Lisboa.
Ler MaisTomada de Posse da Assembleia da Representantes da Ordem dos Médicos
Ler MaisO Conselho de Finanças Públicas elaborou e divulgou um relatório sobre o desempenho do Serviço Nacional de Saúde (SNS) face ao ano de 2024.
Ler Mais