Colonoscopia antes dos 5 anos em utentes que realizaram polipectomia de 1-2 pequenos (<1cm) adenomas tubulares com displasia de baixo grau

Recomendação

Escolha não repetir colonoscopia antes dos 5 anos em utentes que realizaram polipectomia de 1-2 pequenos (<1cm) adenomas tubulares com displasia de baixo grau (tendo em atenção se a colonoscopia foi completa e com preparação intestinal adequada), a menos que surjam novos sintomas/sinais de alarme.

Justificação

O risco de adenomas avançados/neoplasia colo-retal metácronos em indivíduos que removeram 1-2 pequenos (<1cm) adenomas tubulares com displasia de baixo grau aproxima-se do risco da população geral, pelo que se recomenda que a colonoscopia de vigilância seja realizada 5-10 anos após a colonoscopia diagnóstica. Deve ter-se em atenção se a colonoscopia foi completa, a qualidade da preparação intestinal e a presença de história familiar de cancro colo-retal, que pode modificar os intervalos de vigilância.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Post-polypectomy colonoscopy surveillance: European Society of Gastrointestinal Endoscopy (ESGE) Guideline. Hassan C et al. Endoscopy 2013; 45: 842–851

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos