Código Deontológico da Ordem dos Médicos em revisão

A Ordem dos Médicos está a proceder à revisão do atual Código Deontológico, em vigor desde julho de 2016. Tendo começado por auscultar todos os órgãos da OM, dirigindo-se agora a todos os colegas, o Bastonário da Ordem dos Médicos apelou à participação massiva neste processo de revisão: “a evolução da ciência, o desenvolvimento tecnológico exponencial na área da prática médica, da inteligência artificial, da informação e comunicação, e o progresso da medicina impõem uma melhor clarificação dos conceitos éticos plasmados no nosso Código. Nesse contexto, consideramos essencial um debate interno junto de todos os médicos, num processo transparente e amplamente participado”.  O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos nomeou um Grupo de Trabalho para a Revisão do Código Deontológico, coordenado pelo médico Miguel Leão,  que irá compilar todas as respostas recebidas e apresentar uma proposta de revisão. Miguel Leão explica a importância de envolver todas as pessoas numa revisão “essencial” dada “a necessidade de adaptar as normas deontológicas à evolução de conceitos de natureza técnica”. “É absolutamente consensual que este processo deve envolver todos os médicos que queiram contribuir, formalmente neste grupo de trabalho, mas também informalmente, mediante o envio de sugestões em resposta ao apelo do Senhor Bastonário”, reforçou. “Independentemente da poeira do tempo, o Código Deontológico é o fundamento e o cimento da Ordem dos Médicos e da prática médica. Importa, portanto, que um grande número de médicos se sinta identificado com as normas deontológicas adaptadas à realidade ética e técnica que venhamos a redefinir. Seria bom que este processo fosse muito participado”, frisou, mencionando especificamente a importância de obter o contributo também dos médicos mais jovens.
Os contributos que irão enriquecer o trabalho deste grupo podem ser enviados até dia 25 de fevereiro para o e-mail codigodeontologico2024@ordemdosmedicos.pt, colocando no assunto “Código Deontológico”.